Diretoria de Mulheres da APMP participa do III Encontro Nacional de Mulheres do Ministério Público

Foram apresentadas as iniciativas da Diretoria de Mulheres do Paraná, durante o evento, em Brasília

No dia 16 de junho, foi realizado o III Encontro Nacional de Mulheres do Ministério Público, que ocorreu em Brasília, um dia após o encerramento da histórica primeira edição do Congresso CONAMP Mulheres.

O Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, que promoveu o evento, tem como uma das integrantes da coordenação, a associada da APMP e componente da comissão de apoio da Diretoria de Mulheres da Associação, Amanda Ribeiro dos Santos.

O encontro contou com a participação especial da procuradora de Justiça de Goiás, Ivana Farina Navarreta Pena, e da ex-procuradora-Geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge.

O evento tratou de discussões ligadas a ações de promoção de equidade de gênero dentro do Ministério Público. Foram apresentadas iniciativas já implementadas no poder judiciário, e analisadas as conquistas e obstáculos para a igualdade de gênero no Ministério Público, desde a criação do Movimento.

Ainda no encontro, a Diretora de Mulheres Associadas da APMP, Mariana Dias Mariano, e Symara Motter, Diretora de Mulheres entre 2019/2021 (e que também integra a comissão de apoio da Diretoria na atual gestão), apresentaram para todas as presentes as ações desenvolvidas pela diretoria de mulheres na Associação do Paraná. A APMP foi a primeira de todas as associações estaduais do Ministério Público a criar de maneira estatutária uma Diretoria de Mulheres. Em suas falas, as associadas destacaram a importância dos espaços institucionalizados voltados para a efetivação de condições necessárias para a igualdade de gênero no Ministério Público brasileiro. Segundo apontaram, tais espaços, que não se confundem com movimentos sociais (como o Movimento de Mulheres do MP), possuem grande potencial para complementar e fortalecer os pleitos e reflexões desenvolvidos no âmbito de tais movimentos.

Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas da Diretoria de Mulheres desde sua criação, no ano de 2018 (que teve a associada Nayani Kelly Garcia como primeira diretora), envolvendo atividades sociais entre a mulheres (como espaço de fortalecimento de laços e envolvimento profissional), cursos, encontros e palestras para reflexão sobre igualdade de gênero e questões afetas ao universo feminino, fortalecimento do protagonismo das Promotoras e Procuradoras de Justiça (com a criação de banco de currículos, publicação de artigos de opinião em jornais de grande circulação e lançamentos de livros escritos por mulheres e sobre a História das Mulheres do MPPR, por exemplo).

O Ministério Público do Paraná foi uma das instituições que teve o maior número de associadas participando do encontro do Movimento Nacional de Mulheres do MP. Assim, além de Mariana Dias Mariano, Symara Motter e Amanda Ribeiro, integrantes da comissão da Diretoria de Mulheres, estiveram presentes no encontro as associadas: Carolina Dias Aydar de Oliveira,  Claudia Juliana Almeida Erbano (que também integra a Comissão de apoio da Diretoria de Mulheres), Cynthia Maria de Almeida Pierri, Mariana Seifert Bazzo, Monica Louise de Azevedo, Samia Saad Gallotti Bonavides, Terezinha de Jesus de Souza Signorini e Valéria Teixeira de Meiroz Grilo.

APMP realizou eventos lançando livros sobre a atuação das mulheres no Ministério Público

No ano passado, a APMP realizou dois eventos especiais. Em julho, a Associação promoveu e lançou o livro “Breve História das Mulheres no Ministério Público do Paraná”.

Em outubro, foi a vez da APMP realizar o lançamento do livro “A defesa dos Direitos Humanos na visão de Mulheres do Ministério Público”, que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a procuradora de Justiça de Goiás, Ivana Farina. Clique aqui e relembre.

Veja a publicação original em:

https://mulheres.apmppr.org.br/noticias/diretoria-de-mulheres-da-apmp-participa-do-iii-encontro-nacional-de-mulheres-do-ministerio-publico-684

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *