Durante o II Encontro de Mulheres MP, na cidade de Recife/PE, foi lançado o trabalho coletivo “Defesa dos Direitos Humanos na visão das Mulheres no Ministério Público”.
“[… ] Partindo de diferentes perspectivas, das existências multi-referenciadas de seus 45 autores, todos os textos se unem para refletir o Ministério Público como agente autêntico de transformação social e protagonista na realização do ideal democrático e pluralista acordado pela Constituição Federal de 1988.
Além da importância da representatividade, como ferramenta de igualdade de gênero, não se pode esquecer que a maior presença das mulheres, na construção do conhecimento jurídico impacta igualmente na melhoria da própria lei, impulsionando as perspectivas culturais e sociais historicamente segregadas do debate público, fraturando o discurso autorizado e único, pretendido ser universal e afetar a atuação institucional como um todo. Assim, acena com a maior possibilidade de produzir “conhecimento poderoso para a construção de mundos menos organizados por eixos de domínio. ”
Se o Ministério Público, como apresentador da sociedade, depender da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos fundamentais, a relação que é promovida com o Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público, aqui materializada pela soma dos escritos femininos e feministas, reafirma que a única possibilidade de renunciar à lei é através da demissão legal-social daqueles que a constroem e reivindicam a sua eficácia todos os dias.
É sobre esse espelho reivindicatório, de resistência e de luta pela construção de uma sociedade justa, solidária e livre de preconceitos, que é firmado o compromisso desta obra, que, em movimento e em continuidade àquelas que nos antecederam, se apresenta a fomentar o pensamento e alimentar ações transformadoras.
Que seja o primeiro de muitos!
De nós,
Por nós,
E muito além de nós,
Vai em frente! ”
Disponível no site @tirantbrasil